A equipa do G.D. ZipZip já se encontra na Superliga Lisboa há algum tempo. Ainda se lembram dos primeiros passos nas nossas Competições?

– Lembro-me perfeitamente. Ainda éramos presos por um fio em 2011, mas depois surgiu este grande clube que nos acolheu a quase todos da 1a equipa que surgiu. Eu, pessoalmente, também já pertenci a outro histórico da Superliga – o Bairro Cruz.

A equipa já estava formada ou já se conhecia?

– Jogamos juntos há alguns anos atrás, e também crescemos juntos, e a cumplicidade e amizade que temos de muitos anos leva a que este projecto ainda tenha muitos anos pela frente. Com este grupo já vivi muitas experiências positivas.

Qual foi o principal motivo para integrarem a Superliga, na altura?

– A Organização que, de ano para ano, tem vindo a melhorar, a competitividade que a Superliga tem, e a motivação que dá ter um Site com divulgação de crónicas, estatísticas. É com muito gosto que fazemos parte da Superliga.

Quanto à presente época, como classifica o estilo de jogo da equipa? Têm alguma forma específica de jogar?

– Temos um Futsal agradável, com bastantes trocas de bola, e sempre com uma dinâmica forte, e prova disso foi a excelente campanha que estes rapazes têm tido no que diz respeito a golos marcados. Cada jogo é um jogo, e temos tido a cada domingo respostas fantásticas.

Qual a disposição táctica em que a equipa se sente mais confortável a jogar?

– 3 x 1 a defender e 1 x 3 a atacar. Tentamos sempre ser organizados e fortes nos equilíbrios, quer a defender quer a atacar, depois temos dois grandes Guarda-Redes – o João, pela sua qualidade dá-nos uma outra segurança, e nos permite ter outro tipo de soluções em bolas paradas e saídas rápidas para o ataque, e o Ricardo pois é uma peça fora do campo vital, pois é quem por vezes transporta a equipa, e está com a equipa desde o primeiro dia.

Quais as qualidades que realça da sua equipa, e quais as vertentes que gostaria de ver melhoradas?

– As qualidades a nível de Futsal são as saídas rápidas para ataque, sempre com rápidas trocas de bola e movimentações, mas esta equipa é, acima de tudo, composta por grandes amigos e isso ajuda sempre nas horas más e dá um maior gosto às vitórias.

Qual é o jogador que o impressiona mais na equipa?

– A equipa toda me impressiona, de uma maneira ou de outra. o João , o Ricardo , o “Quim” , o Nuno , o Tiago , o João Bravo , o Adrião , o Paulo, o Filipe. Todos têm a sua importância.

Há algum jogador de outra equipa da nossa Liga que desejasse ter na sua?

– O Alex, dos Sarrabecos. Moramos perto um do outro, e desde miúdo que me delicio a vê-lo jogar.

Há alguma equipa da 2ª Liga, ou da Superliga, que o cative pelo seu estilo de jogo, ou mesmo pelas individualidades?

– Os Sarrabecos têm a melhor equipa da Superliga, quer colectivamente quer individualmente. Jogam o verdadeiro Futsal, e são muito rotinados. Vê-se Futsal nos jogos deles.

Existe algum rival da equipa? E porquê?

– Todos são rivais, pois em cada Liga queremos sempre a vitória, e conquistar o melhor lugar possível, mas sempre de forma saudável, pois temos uma boa relação com todos os adversários.

Existe alguma palestra motivadora antes de iniciar os jogos?

– Apenas o convívio antes de irmos, e a viagem quando chegamos em campo, sabendo que cada um vai dar sempre o máximo pela equipa.

Na próxima Jornada irão defrontar o Era Uma Vez, equipa que se encontra com menos 1 ponto, sendo que uma vitória aproximará a equipa do 1º posto desta Fase de Apuramento de Campeão. Que antevisão faz desta partida?

– Espero um grande duelo, sendo este mais um contra uma grande equipa, na luta pelo grande objectivo que é a conquista da Fase de Campeão da 2ª liga. Tudo faremos para, em cada jogo, dar a resposta certa de forma a ganhar.

Sobre o momento actual, a equipa está bem, pois conquistou a Subida à Superliga, e pode ser campeão, no entanto a Taça já está fora dos objectivos. Que rescaldo faz da presente época?

– Tem sido uma época difícil, pois há sempre alguém que desfalca a equipa devido aos trabalhos, e tem sido por vezes difícil levar mais que 5 jogadores, porém, em termos de resultados, foi boa. A taça foi um objectivo menor pois o grande objectivo é mesmo ser campeão da 2ª Liga.

Pelo que já observou das equipas presentes na 2ª Liga de Lisboa, que observações retirou das equipas presentes? Acha que a Liga está competitiva, ou há um pequeno lote de equipas que poderá sonhar com o título?

– Desconheço a qualidade das equipas de cascais, mas de Lisboa estamos mais fortes que qualquer outra das equipa presentes nesta fase, mas cada jogo é um jogo e tudo pode acontecer.

Já desceram da Primeira Liga, e vão subir para essa divisão pela 2ª vez. Prefere jogar na Primeira Liga para não descer, ou na 2ª Liga a vencer todas as semanas? E porquê?

– Posso garantir que para a próxima época de tudo faremos para garantir a manutenção.  Mas prefiro sempre ganhar que empatar ou perder.

Quais as equipas que tem mais “ganas” para enfrentar?

– Sarrabecos. É sempre bom defrontar os campeões, para testar a nossa capacidade.

E relativamente à Superliga, acha que, de uma forma geral, tem melhorado de época para época?

– Cada ano as equipas surgem mais fortes, e torna a Liga muito competitiva, o que proporciona grandes duelos de Futsal todas as semanas.

Que achou da mudança para um Campeonato com 2 fases, e da junção com Cascais?

– Torna mais competitivo, e permite mais margem de melhoramento nas equipas para que cheguem ao fim com objectivos cumpridos.

Que aspectos gostaria de ver melhorados?

– a Filmagem de jogos seria a cereja no topo do bolo.

Como classifica actualmente a Superliga Lisboa (de forma geral)?

– Muito boa organização, excelentes intervenientes, boas condições, e boa qualidade de arbitragem.

Para terminar, gostaria de deixar alguma mensagem aos seus jogadores, ou mesmo a quem nos está a ler?

– Em nome do clube, agradeço a cada um dos elementos da equipa de Futsal o máximo empenho e dedicação demonstrados em prol do Grupo Desportivo Zip Zip, e desejo que conquistemos este ano a 2ª Liga.